29 de Dezembro de 2008

5o. dia de pedal
Tocos do Moji (MG) - Estiva (MG) – Consolação (MG) – Paraisópolis (MG) – Luminosa (MG)

Total rodado no dia: 85,38 km
Total acumulado: 429,82 km
Tempo pedalado no dia: 7h52min
Tempo pedalado acumulado: 40h36min
Velocidade Média do dia: 10,85 km/h
Velocidade Máxima do dia: 56,8 km/h

De pé por volta das 6h30, tomamos um café na padaria da cidade pra "acordar" e depois de uma rápida parada em um posto de gasolina, demos uma calibradas nos pneus. Começamos então com umas boas subidas logo de cara.. pra esquentar as pernas..rs

Esse começo de dia estava nublado, o que de certa forma foi bom, pois o caminho até Estiva é realmente pesado.

Bom, mas logo o sol forte apareceu um pouco antes de chegarmos em Estiva (21km depois), onde paramos em uma padaria para um rápido reabastecimento e na pousada indicada para os carimbos.

A próxima parada seria Consolação, depois de 30km, e o terreno previsto na nossa altimetria não era nada amigável. Em algumas delas tivemos que patir para o empurra-bike.. não teve jeito.

Com todo o calor e subidas, encontramos no caminho uma bica dágua, que indicava "água potável", parecia ser um oásis, onde a gente iria encher as caramanholas que já ameaçavam se esvaziar. Primeira caramanhola cheia e a surpresa.. a água estava cheia de barro e pedaços de mato. Ninguém da trupe se arriscou e seguimos em frente com nossa pouca água quente, mas pelo menos limpa.

Chegando em Consolação, já um pouco castigados, não encontramos nenhuma padaria para um gatorade e um lanche. O jeito foi apelar para uns salgadinhos e um coca-cola que um boteco vendia. Conseguimos também uma penca de bananas numa outra venda.

Com as energias repostas e uma passada de protetor solar (o sol ainda judiava), partimos rumo à Paraisópolis. Seriam mais 22km, sendo que subimos uns 10km, pra depois descer o restante até à cidade.

Em Paraisópolis, depois da parada para os carimbos, achamos uma boa padaria e encaramos uns legítimos pães-de-queijo e partimos para a última etapa do dia.. mal sabíamos a aventura que nos aguardava.

Saindo de Paraisópolis e já na estrada de terra, começou um temporal violento. Uma chuva grossa, meio rápida - típica de verão, mas que deixou muita lama.

Pra ajudar, o Gé percebeu um pneu furado. Ele seguiu com a bicicleta do Alex pra não atrasarmos por causa da lama, e o Alex ficou com a dele e com a ajuda do Spin, trocaram a câmara e seguiram. Nos encontramos todos numa subida puxada e com muita, mas muita lama, contando não dá pra acreditar (veja o vídeo).


A rodas da bike do Marcelo travaram com a lama, e ele não conseguia nem empurrar a magrela. Tinha que parar toda hora pra tirar a argila do pneu. Mas como disse o Tex: "vamo tocando que uma hora isso aqui tem que parar', seguimos ainda um bom pedaço até que a estrada ficasse "pedalável" de novo. Só com essa estória de lama, perdemos mais de 1 hora de viagem.
O Alex trocou de bike com o Marcelo. A bike do Marcelo pra ajudar estava com um pneu murchando.
Nessa hora o que ninguém queria: começou a escurecer. As únicas bikes com farol eram a do Spin e a do Leiva. Na chegada em Luminosa, que é uma descida bem pedregosa, a escuridão já era total.

Chegamos em Luminosa por volta das 20h30 na pousada da N.S. das Candeias (da Dna Ditinha). Vale citar que a recepção aqui foi excelente!!!

Bom, a gente tava imundo, com lama até nas orelhas, as bikes precisavam de uma água se a gente quisesse seguir viagem no outro dia. Assim, gastamos ainda um tempo tirando a lama das bikes, consertando 2 furos de uma câmara do Marcelo e lavando as sapatilhas. Enquanto isso a turma ia revezando pra tomar banho.

O Tadeu teve um problema durante a viagem e que não conseguiu consertar: um problema na pinça do disco dianteiro da bike. Ele ia seguir só com o freio traseiro no outro dia. Coragem Tadeu.. coragem!! rs

Já meio tarde fomos jantar, onde comemos muito e ficamos conversamos com a Dna Ditinha, muito simpática. A neta dela, uma menininha de uns 4 anos, "grudou" no Tadeu e ficava só atrás dele. Era engraçado de ver.

Nesse dia dormimos tarde, por volta da meia-noite. Fomos pra cama bem "castigados". As subidas, o sol e a lama judiaram da gente.






























Depois da chuva vem o arco-íris.. e a lama também!!!




Limpando as bikes na pousada

Nenhum comentário:

Postar um comentário