28 de Dezembro de 2008

Tempo pedalado acumulado: 32h44min
Velocidade Média do dia: 8,49 km/h
Velocidade Máxima do dia: 43,3 km/h

Acordamos por volta das 6 da manhã em Barra e tomamos o café da manhã. O Leiva tinha alguns ajustes pra fazer na bike, enquanto arrumou o pneu furado da sua magrela o Spin e o Alex ajeitaram o selim que tava meio solto.
Apanhamos as roupas ainda úmidas, fechamos nossas coisas, lubrificamos as correntes e despedimos de alguns peregrinos que faziam o caminho à pé e partimos.
Logo chegamos em Crisólia, uma cidade próxima, onde fizemos uma parada rápida e seguimos para Ouro Fino, num caminho relativamente tranquilo. Já em Ouro Fino tiramos fotos com o famoso Menino da Porteira. Por lá encontramos o Vladimir, que nos ajudou nas fotos.
Aqui o sinal de celular voltou e todos ligaram pra patroas pra avisar que tudo corria bem. Seguimos para a cidade subindo e descendo as ruas de paralelepípedos. Carimbamos na pousada Arco-iris e seguimos passando pela matriz, onde vários caminhões faziam um "buzinaço", era uma carreta da transportadora. O barulho era ensurdecedor.
Após uma parada pros tradicionais mistos + gatorades rumamos para Inconfidentes em um caminho tranquilo.
Depois dos carimbos e reabastecimento de água, seguimos por uma ciclovia e depois entramos em uma estrada de terra. Seguimos para Borda da Mata onde encontramos uma subida "braba" e um sol de lascar. Nessa hora o Leiva trocou idéia com o Vladimir, o peregrino de Ribeirão que fazia sozinho o caminho, sem camisa e com uma pesada corrente no pescoço. O Alex "suava o peito", que como ele mesmo diz, acontece quando a situação tá feia.
Encontramos um ponto de água potável para reabastecer as caramanholas. O Spin aqui parou para refrescar as assaduras com hipoglós.
Na chegada em Borda da Mata encontramos ruas bem íngremes de paralelepípedos e o sol estava MUITO quente. Paramos em uma padaria para comer e tomar uns gatorades onde o Vladimir chegou depois de um tempo. Conversamos e decidimos a respeito do próximo ponto de parada. Como Tocos de Moji nào precisava de reserva, decidimos que íamos resolver a parada final por lá.
Partimos com um começo de estrada tranquila mas que logo se transformou em várias subidas.
Os camaradas de São Paulo andavam com o Alex, e queriam disputar pra ver quem pedalava mais rápido, o Alex deixou eles para trás.
Subimos bastante e paramos em um ponto de água potável e conversamos com a senhora dona do lugar. Continuamos o caminho com muitos sobe e desce, muitos trechos tinham que ser feitos à pé. Depois de tudo pegamos uma grande descida que dava a sensação de nos empurrar.
Chegamos em Tocos do Moji, decidimos pousar por lá mesmo. Ficamos na pousada São Geraldo, que era bem razoável. Combinamos com a dona dela lavar nossas roupas.
Era aniversário da cidade e tinha bastante gente na rua e uma banda na praça. Tomamos umas cervejas em frente à pousada.
O Leiva e o Tadeu foram procurar um restaurante pra agendar o rango da trupe.
Jantamos no bom restaurante Beira Rio, uma excelente comida e um preço muito justo.

Trupe pronta pra partida (pousada Tio João em Barra).

Menino da Porteira em Ouro Fino.

Padaria em Borda da Mata.

Empurra-bike.

Parada pra descansar e apreciar a vista.

Restaurante Beira-Rio, Tocos do Moji.