30 de Dezembro de 2008

6o. e último dia de pedal

Luminosa (MG) – Campista (SP) – Campos do Jordão (SP) – Piracuama (SP) - Pindamonhangaba (SP) - Aparecida (SP)

Total rodado no dia: 113,31 km
Total acumulado: 543,13 km
Tempo pedalado no dia: 8h18min
Tempo pedalado acumulado: 48h54min
Velocidade Média do dia: 13,65 km/h
Velocidade Máxima do dia: 56,1 km/h

Acordamos cedo, mas só saímos por volta das 8h30 depois do café na pousada. O início do pedal no último dia já foi encarando a famosa e temida subida do "Quebra-Perna", que são 17km de pedal em uma estrada bem pedregosa e com uma diferença de 1000m de altitude, ligando Luminosa à Campista.

Fizemos uma parada rápida na pousada da Dna Inez, onde compramos alguns doces de banana. Após muito empurra-bike e pouco pedal, chegamos na máxima altitude da viagem (1830m), e descemos um pouco já em asfalto até a pousada de Campista onde pegamos os carimbos, tomamos Coca-cola enchemos as caramanholas de água e rumamos para Campos do Jordão.
Após algumas subidas de asfalto, pegamos uma boa descida (também em asfalto) com várias curvas. O Tadeu que já estava só com o freio traseiro, ficou completamente sem freio e teve que fazer uma manobra de emergência: enfiou a sapatilha no asfalto e foi fritando o taquinho. Quem vinha atrás podia ver as faíscas saindo. Por sorte ele não foi pro chão!!

E como depois de toda descida tem uma subida, encaramos uma longa. Já proximo de Campos do Jordão, entrando na cidade, dois moleques começaram a tirar um "racha" com a gente. O Alex comprou a briga e saiu atrás deles.

Já dentro de Campos, nos dividimos: O Alex, Spin e Tadeu foram atrás de uma bicicletaria para arrumar o freio do Tadeu, o Marcelo e o Leiva foram procurar a pousada do Edson e pegar o carimbo de toda a trupe.
Na pousada, fomos muito bem recebidos. Encontramos por lá também um casal que já tinham feito o caminho a pé, e queriam saber como estava o recém incluído trecho São Carlos-Descalvado. Após uma conversa um pouco alongada, a trupe toda se encontrou em uma lanchonete para comer e tomar uma cerveja (de leve) pra comemorar o fim do Quebra-Perna.
Deixamos Campos do Jordão por volta das 16h, e encaramos uma subida de uns 3km, que seria praticamente a última da nossa viagem. Daqui pra frente era só pirambeira e depois muita estrada plana. Passamos por uma estrada abandonada, estreita e com muitas curvas fechadas que beiravam um penhasco.

Pegamos então a rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, uma descida longa onde a atenção tinha que ser redobrada, afinal, estávamos numa rodovia movimentada. Passamos pelo túnel e até ultrapassamos um caminhão de lenha que vinha meio lento.
Após a grande descida, chegamos a um trecho bem plano, também asfaltado, onde a gente conseguia ir num ritmo muito bom. Passamos por Piracuama, cruzando vários trilhos de trem. Por 2 vezes o Marcelo teve que parar para pegar suas caramanholas, que caíam quando ele passava pelos trilhos.

Após um tempo de pedal forte, chegamos em Pindamonhangaba, e na entrada da cidade paramos para um caldo de cana (garapa) para repor as energias. Depois disso, seguimos para o centro, onde tivemos uma certa dificuldade para encontrar a pousada credenciada. Enquanto a gente rodava no centro, o Spin se atrapalhou com suas sapatilhas e caiu no meio do calçadão da cidade, cheio de gente.. ficou com o joelho doendo e a costela também, que pela dor, suspeitou que tinha trincado.
Depois de acharmos a pousada e carimbarmos, faltavam agora 30km. A estrada também asfaltada e muito plano fez com que a gente fosse bem rápido. Até tiramos um "racha" com um rapaz de speed, que acabou desistindo de buscar a gente, talvez por dó de ver um bando de loucos de mountain bike, cheios de bagagem, querendo ultrapassá-lo...rs.

O Tex, Leiva e Spin desgarraram um pouco do resto, mas na entrada de Aparecida a trupe voltou a se reunir e fomos seguindo num ritmo tranquilo pra curtir nossa chegada. Entramos no estacionamento da Basílica, deixamos as bikes e entramos para ver a imagem de N S Aparecida e agradecer pela viagem, onde tudo correu muito bem, sem acidentes e tal.
Tiramos umas fotos na frente da entrada da igreja, junto com as magrelas. Nesse momento já estava quase escurecendo. As credenciais ficariam para o dia seguinte, porque a secretaria da Basílica já estava fechada.

Seguimos para a pousada São Benedito, ao lado do Santuário. Lá a Renata já aguardava o Leiva, que veio busca-lo para seguirem viagem para a praia. O Leiva após um banho partiu e os outros 4 depois do banho foram comer num restaurante de um posto próximo da pousada, claro que com direito à cerveja, pra comemorar a chegada!!




Empurra-bike no Quebra-Perna.








Lanche em Campos.
Descobrimos que o Tadeu tem uma loja em Campos do Jordão, rs.
Rodovia Floriano lá embaixo.

Pausa para um caldo de cana em Pinda.


Spin.




Chegamos!!!!!


Eita Caminho da Fé comprido.. demorou mas chegamos!!!
Imagem de N S Aparecida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário