12 de Abril de 2010

Tempo pedalado acumulado: 35h35min
Velocidade Média do dia: 15,8 km/h
Velocidade Máxima do dia: 73,1 km/h

Tomamos o ótimo café bem cedo, ao lado do fogão a lenha e depois fomos visitar o calvário, o jardim, as catacumbas e a igreja. Fomos então arrumar nossas coisas para liberar o quarto. O Leiva saiu para andar, o Spin e o Marcelo não quiseram ir.

Almoçamos e fomos visitar o museu onde funcionava o antigo colégio – muito legal. Valeu a pena!

Depois do nosso passeio "cultural", arrumamos nossas tralhas e partimos com as magrelas. Aquela forte subida no dia anterior, hoje era a nossa descida animal e interminável!!! O Marcelo bateu o recorde de velocidade da viagem: 73 km/h!!!

Paramos na portaria do parque ao final da descida. Nosso plano inicial era seguir pelo caminho da pousada pico do sol. Um senhor lá na portaria nos aconselhou a irmos por Brumal, pois o trecho tem um relevo melhor. E foi o que fizemos.

Encontramos então a Estrada Real, depois do desvio que fizemos para o Caraça. Cruzamos vários caminhões das minas nesse trecho, que é um sobe-e-desce sem grandes dificuldades. Passamos então pelo bicame de pedras, que é menor do que a gente imaginava, mas vale a pena parar pra umas fotos.

Depois de mais sobe-e-desce e passando por plantações um canhorro perseguiu Marcelo.

Já numa parte mais plana, pedalamos ao lado de uma linha de trem até a chegada em Catas Altas, onde paramos na parada prevista, a Pousada Nossa Senhora do Rosario, onde chamamos por um bom tempo até que dois senhores nos atenderam. A senhora estava com crise de coluna, e eles não pareciam muito felizes de ter que nos receber...
Negociamos o café da manhã mais cedo para o dia seguinte, eles não gostaram muito mas acabaram aceitando.

Jantamos comida caseira, num restaurante perto da pousada.