10 de Abril de 2010

Conceição do Mato Dentro - Morro do Pilar - Itambé do Mato Dentro - Senhora do Carmo - Ipoema 

Total rodado no dia: 91,50 km
Total acumulado: 270,7 km
Tempo pedalado no dia: 9h41min
Tempo pedalado acumulado: 25h41min
Velocidade Média do dia: 9,4 km/h
Velocidade Máxima do dia: 38,3 km/h

Esse foi com certeza o dia mais puxado da viagem.
 
Depois do café simples no hotel, pegamos nossas magrelas que dormiram numa garagem em frente ao hotel, junto com tralhas de uma banda.
De volta à estrada, despedimos do Tex e partimos às 7h30, o ar estava gelado.

Uma subida asfaltada no começo, mas que logo depois chegou a uma estrada de terra, bem arborizada. O engraçado é que já de manhã o sol nos esquentava, mas a sombra estava bem fria.

As subidas eram relativamente fortes, mas toleráveis. Não tem nenhum apoio (casas) e quase nenhum ponto de água.

Chegamos em Morro do Pilar. Cidade bonita, aconchegante, organizada. Depois do "kit" mistos, chocolates, pão-de-queijo e gatorade, e um repasse no filtro solar saímos em torno de 11h00, com sol a pino.

Entre Morro do Pilar e Itambé, pegamos umas subidas "marvadas" mas também paisagens impressionantes, com muita areia na chegada. O trecho não tem água e nem apoio e pouca sombra. Felizmente a água foi suficiente, mas foi por pouco que não ficamos na mão. Em 35 km não encontramos ninguém no caminho. Nenhum carro, nenhuma casa, nem gado, nada!!!

Entrando em Itambé do Mato Dentro, encontramos nosso "oásis": uma fonte de água gelada no formato de boca de leão.

Em uma padaria comemos nosso "kit" e pedimos também sal. A gente tava meio desidratado. O rapaz da padaria ficou olhando pra gente comendo o sal e o Spin: não faça isso em casa..rs.
A parada foi meio rápida, porque a gente ainda tinha 28km até Ipoema e já era umas 4 da tarde.

A gente pensava que o trecho para Senhora do Carmo ia ser mais fácil. Mas já começamos subindo saindo de Itambé, e depois de muito sobe-e-desce e algumas obras na pista um pouco antes da chegada, alcançamos Senhora do carmo.
Entramos num boteco, onde fomos rápidos por conta do horário, pegamos gatorade e chocolate e nem paramos pra comer direito. Ainda faltavam 15km pra Ipoema e o dia já ameaçava terminar e a gente não queria pedalar à noite.
Bom, como já era de praxe, encontramos uma subida logo na saída

O caminho Senhora do Carmo-Ipoema não é tão dificil (tirando o começo), mas a gente tava cansado. E a noite chegou.. pedalamos 10km no breu. Fomos devagar e juntos para "somar" as lanternas das bikes. Pra ajudar as pilhas da lanterna do Leiva estavam fracas.

Chegamos então em Ipoema!! Paramos meio que por acaso em frente a Pousada do Quadrado. Paramos pra perguntar e gostamos do lugar e da recepção da Dona Ica, que apesar de termos chegado de surpresa (sem reserva e nada) nos recebeu bem demais e ainda se ofereceu para lavar as roupas.
http://www.termasdorei.com.br/quadrado.html

Fomos jantar no restaurante Termas do Rei. Apesar de pertencer ao mesmo dono da pousada, ele não fica tão próximo da pousada, então fomos fazer nossa caminhada noturna. E estava uma noite gelada demais... brrrrrr...

No restaurante jantamos muito bem.. e depois do dia pesado de pedal, a comida mineira parecia ainda mais gostosa.


 








Nenhum comentário:

Postar um comentário