04 e 05 de Abril de 2010

Aqui começa nossa aventura. Ainda não no pedal, pois primeiro é preciso encarar algumas horas de bumba...

O ônibus partiu de São Carlos por volta das 8 da noite, daqui seria cerca de 11 horas até Belo Horizonte e então mais 5 horas em outro ônibus até Diamantina.
A viagem seguiu tranquila até BH, com exceção do ronco de um senhor e do nosso amigo Tex. Chegamos em BH por volta das 6h30 da manhã e já fomos comprar as passagens para Diamantina (saída 9h15), teríamos 2 horas de "descanso" na rodoviária, para depois encarar mais uma viagem de ônibus.
Por causa das bicicletas, nos revezamos para tomar o "desjejum". A única opção era uma lanchonete que servia um pão-de-queijo "elástico" e também um refresco, daqueles que ficam chacoalhando numa caixa plástica, e que apelidamos de "suco-sabão".

O ônibus para Diamantina partiu cheio, e por consequência também o bagageiro. As nossas bikes foram meio espremidas.
Por volta de 2 da tarde, depois de cerca de 5 horas no busão, chegamos finalmente em Diamantina. A rodoviária ficava relativamente perto da nossa pousada (Estalagem), mas carregamos as bikes ainda embaladas por uma subida boa e depois uma descida.

A propósito, a Estalagem é uma pousada excelente e tem um preço justo! Além disso, o Ricardo, dono da pousada, foi muito bacana durante os dias que estivemos por lá.

Logo que chegamos na pousada, deixamos as bicicletas e saímos para o centro histórico para procurar a locadora de carro. De lá, partimos para a gruta do Salitre, que fica uns 10 kms do centro. O lugar é interessante, vale a pena a visita.

Depois de uma volta dentro da gruta, pegamos o carro e voltando para a cidade, paramos no Caminho dos Escravos, nesse hora o sol já estava se pondo. Aqui também vale a pena a visita. O lugar está bem cuidado e dá uma boa idéia da participação dos escravos no ciclo dos Diamantes.
Pegamos uma boa chuva nessa hora. Um temporal se formou e rapidamente chegou até a gente. Sebo nas canelas!! Mas não adiantou muito!! Chegamos ensopados no carro!!
De volta a nossa "base", o Ricardo nos brindou com uma boa cachaça mineira pra rebater o frio da chuva que tomamos. E também indicou alguns lugares pra gente jantar.

Depois de um banho fomos andando até o centro histórico e acabamos parando no Restaurante Caipirão no beco do Mota.