Roteiro Estrada Real - Caminho dos Diamantes

A aventura já começou na tentativa de reunir a trupe. Compromissos de trabalho e de família fizeram o Spin confirmar com duas semanas de antecedência. Da mesma maneira, o Tex confirmou sua ida apenas alguns dias antes do início da viagem. O único problema do Tex é que ele só pode fazer uma parte da viagem, mas valeu de qualquer forma.


A ideia de se fazer esse trecho veio desde nossa primeira cicloviagem pela Estrada Real, em abril de 2008. Quando começamos a planejar esse novo trecho, veio a primeira ideia de fazermos o Caminho dos Diamantes e emendar o Caminho Novo (de Ouro Preto até o Rio de Janeiro). Após alguns levantamentos do Spin quanto a distância e altimetria, calculamos que seria preciso de pelo menos 15 dias para completar essa viagem incluindo o tempo gastos em ônibus e etc, e somava mais de 1000km. Como nem todos dispunham de todo esse tempo, nos concentramos no Caminho dos Diamantes.


Ainda no planejamento, colocamos os pontos que queríamos conhecer melhor durante a viagem. Acabamos fechando em: Diamantina, Cachoeira do Tabuleiro, Santuário do Caraça e Mariana. Depois de quebrarmos um pouco a cabeça para conseguir encaixar tudo o que a gente queria conhecer e não estourar o número de dias que a gente tinha disponível (o Marcelo tinha viagem de férias marcada com a esposa), o Marcelo fez a proposta abaixo que acabou sendo o nosso roteiro planejado da viagem.

Clique para ampliar:




O Caminho dos Diamantes tem uma paisagem bem diferente do Caminho Velho. É a famosa Serra do Espinhaço, que tem uma paisagem mais árida, diferente do Caminho Velho, onde a Mata Atlântica predomina.

Fica como dica, que apesar da Cachoeira do Tabuleiro e o Santuário do Caraça não fazerem parte da Estrada Real "oficial", vale a visita para quem tiver com um pouco mais de tempo. São lugares únicos.

Trechos sem água :
É importante estar atento para alguns trechos “desertos” do caminho. Sem nenhum ponto de água, casas e etc. Alguns trechos ficamos mais de 30km sem encontrar ninguém pelo caminho.


Sinalização:
Os totens do Instituto Estrada Real são constantes e fazem desnecessário o uso de GPS ou algo do tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário