29 de Dezembro de 2014

Tempo pedalado acumulado: 38h27min
Velocidade Média do dia: 10,4km/h
Velocidade Máxima do dia: 52.9km/h
Track GPS, altimetria e etc disponíveis em: https://www.strava.com/activities/234314123

Durante o nosso café da manhã, às 6h da matina, conversamos com um casal que viajava de bicicleta pela região, porém não eram peregrinos.
Estava tudo combinado para sairmos às 6h30, mas o Marcelo atrasou por conta de um "chamado da natureza", acabamos atrasando um pouco.
Na saída pegamos uma boa descida no asfalto, o que dava uma sensação de um pouco de frio por conta da velocidade e do sol que ainda não tinha aparecido pra valer.
Entramos na estrada de terra e logo no início furou uma câmara do Cielo. Foi na verdade um rasgo no bico que estava um pouco ressecado.
Pedalamos por bastante sobe-e-desce e depois de uns 10kms, pegamos algumas subidas brabas onde chegamos a descer das bikes para empurrar em alguns trechos.

Um pouco antes de Paraisópolis paramos para tirar fotos na vista da Pedra do Baú e depois de um pouco de descida e chegamos na cidade. Paramos em uma bicicletaria, porque o Alex e o Marcelo queriam comprar câmeras para deixarem de reserva. Daí o Cielo foi procurar pilhas para seu GPS enquanto o Leiva e o Alex foram carimbar na pousada da Praça.
Paramos na padaria da praça principal, e o Marcelo acabou comprando as pilhas por lá mesmo. Na padaria comemos uns lanches, pedimos uma sprite daquelas grandes (2L), além de pegarmos água para as caramanholas.
O Marcelo fez uma parada rápida no posto para calibrar e nessa parada o Alex percebeu que sua sapatilha voltou a "abrir o bico".

Fizemos um pedal relativamente tranquilo até o bairro do Cantagalo, onde o Tex comprou um superbonder num bar para fazer uma gambiarra na sapatilha. Para acompanhar a gambiarra tomamos tubaina e ficamos batendo papo com o senhor dono do lugar ouvindo suas histórias. Ele havia morado em São José dos Campos.

Encaramos boas subidas até Luminosa e depois fizemos fotos na descida que dá a vista para o distrito. Já em Luminosa, o Cielo subiu na pousada para carimbar mas estava demorando demais, o Leiva teve que ir atrás puxar o menino que engatou na conversa com a Dona Ditinha.
Na pequena padaria comemos uns lanches, gatorade e até açai, e enquanto a gente começava a tomar coragem pra sair, começou a chover muito forte, havia um portão grande basculante na entrada da padaria e a senhora dona do lugar senhora pediu para abaixarmos ele. A energia caiu, a chuva e o vento batiam cada vez mais forte no portão e logo começou um granizo também. Estávamos ilhados e a água entrava com força por debaixo do portão, ajudamos a senhora a levantar algumas caixas que estavam no chão. O vento parecia que ia derrubar o portão para cima da gente, foram momentos tensos. Quando a chuva diminuiu, ajudamos a tirar a água da padaria alagada com um rodo.

Finalmente partimos, a chuva tinha ido embora e a senhora agradeceu bastante a gente, Havia muitos galhos caídos pelo pequeno distrito. Demos sorte de não termos pego essa chuva durante o caminho.
Subimos pela estrada paralela ao Quebra-Perna, pedalamos cerca de uns 12km até alcançar o asfalto, sendo que uns 2/3 da subida foram debaixo de uma boa tempestade, forte mas felizmente não tão braba como a que presenciamos em Luminosa. O Alex estava sem anorak, e passou frio.

Já no asfalto, subimos ainda alguns poucos kms e depois então foi uma descida longa e gelada até a pousada Rose. Ela nos trouxe toalhas para nos secarmos e preparou café e pão com mortadela. A gente estava com bastante frio e muito molhados. Demos um alô para o Geraldo para saber notícias dele. Ele já tinha chegado em Campos do Jordão e avisou que havia vagas na pousada Serena.
O Eduardo estava "acabado" e queria dormir ali mesmo na pousada da Rose. Conversamos os três e por votação decidimos tocar para Campos. Retornamos para o Geraldo que agilizou os quartos na pousada.Por conta do cansaço, o Eduardo foi seguindo na frente.

Encontramos o Geraldo na Pousada Serena e depois do banho saímos para procurar algum lugar perto para comer, e acabamos entrando em uma pizzaria, o lugar era pequeno e bacana mas ficamos numa mesa ruim, que era a única disponível, na saída da cozinha. De qualquer forma, a pizza foi boa e demos bastante risada esse dia.

Cielo e o primeiro furo do dia, saindo de Consolação

Tex e Leiva

Cielo e Leiva

Carimbo na Pousada da Praça em Paraisópolis.

Em frente à padoca em Paraisópolis

Luminosa ao Fundo

Tex desalagando a padaria em Luminosa

Vez do Leiva trampar e Marcelo de olho, só na coordenação

Pedra do Baú

Tex e mais uma gambiarra no pisante