28 de Dezembro de 2014

4o. dia de pedal

Inconfidentes - Borda da Mata -Tocos do Moji - Estiva – Consolação

Total rodado no dia: 78,4 km
Total acumulado: 382,5 km
Altimetria do dia: 2498m
Altimetria acumulada: 7853m
Tempo pedalado no dia:  8h21min
Tempo pedalado acumulado: 31:21
Velocidade Média do dia: 9,4 km/h
Velocidade Máxima do dia: 45,0 km/h
Track GPS, altimetria e etc disponíveis em: https://www.strava.com/activities/234314049


Despertamos às 5h30 na pequena Inconfidentes e tudo ainda estava escuro. O Geraldo já havia partido, como ele já tinha avisado.
Saímos da pousada por volta das 6h00 e tomamos o café da manhã em uma pequena padaria ali perto. O pedal mesmo só começou às 6h40 já com o sol raiando e um céu bem limpo. O dia prometia ser bem quente.

Até Borda da Mata, nossa primeira parada, pegamos um sobe e desce leve e depois algumas subidas mais fortes já próximo à cidade. Paramos em uma padaria (Real) para comer alguma coisa e na saída encontramos com o pessoal de São Carlos. Conversamos com eles um pouco e aceitamos é claro uma carona para nossas bagagens no carro de apoio deles, o que nos ajudaria muito nas subidas à frente.
Depois de Borda, pegamos como já sabíamos, muito sobe e desce e uma subida bem forte e longa. No meio dela paramos na bica d'água, e conversamos com um senhor peregrino à pé. O Anderson do carro de apoio chegou por lá também. Estava MUITO calor e paramos um pouco para refrescar antes de continuar o pedal.

Continuamos subindo e então dois peregrinos nos alcançaram no topo da subida e conversamos um pouco com eles antes da descida. O Moisés era de São José dos Campos e o Sérgio de Jacareí. Eles estavam pedalando muito forte em todas as subidas sem parar.

Já em Tocos, almoçamos muito bem em um restaurante self-service, com direito à suco de laranja feito na hora. Almoçamos com a dupla do Vale do Paraíba. Quando terminamos chegou o pessoal de São Carlos, e depois de um tanto de papo fomos tirar uma meia hora de cochilo na praça. Repassamos o filtro solar e carimbamos as credenciais.

Na saída, paramos num bar para encher as garrafas de água. O Leiva olhou na lata de lixo do boteco e reconheceu a caixa de pizza do Geraldo, onde ele tinha escrito "Geraldo 4am" na noite anterior. Ele havia passado por ali umas duas horas antes segundo a dona do lugar. Demos muita risada.
Deixamos para trás a pequena Tocos e o corpo ainda frio sofria com os primeiros morros, mas logo esquentamos por conta das subidas fortes e calor infernal que fazia e a pouca sombra. Precisamos empurrar em vários trechos. Por causa do calor nossa água chegou no limite e quase acabou antes de alcançarmos Estiva.

Na padaria Sta Edwiges estavam o Moisés e o Sérgio, eles iam dormir ali em Estiva e estavam esperando outros dois companheiros de viagem deles. Ficamos batendo papo e comemos uns sandubas com refris, nosso destino ainda estava 20kms à frente.
Ficamos então relaxando um pouco e esperando o Anderson com as bagagens. Demorou um pouco pra chegar, pegamos então as malas, agradecemos bastante e despedimos.

Pedalamos então por trechos planos e com algumas poucas subidas e por último uma subida forte, íngreme e longa ao final já chegando em Consolação, nossa parada final daquele dia. Em nosso planejamento inicial, a proposta era dormir em Paraisópolis (a próxima cidade), mas como já sabíamos da dificuldade de cumprir o trecho, Consolação já era o nosso "plano B".
Quase escurecendo chegamos 20h15 na pousada O Casarão. Havia apenas um casal de ciclistas na pousada, descobrimos então que o Geraldo havia tocado até Paraisópolis.
Fomos muito bem recebidos pela Lívia. Tomamos banho e jantamos muito bem: arroz/feijão, bisteca, ovos e salada, um verdadeiro banquete pros peregrinos cansados. A pousada é bem simples, num casarão antigo e tem apenas um banheiro, apesar disso o bom atendimento fez a diferença, além da skol bem gelada :O)
A Lívia lavou nossas roupas na máquina e depois do jantar ficamos batendo papo com ela e o marido.



Desjejum na padoca





Parada na bica d'água

Esperando o ônibus


Tex cochilando depois da chepa em Tocos
















Na pousada Casarão em Consolação

Nenhum comentário:

Postar um comentário