26 de Dezembro de 2014

2o. dia de pedal

Tambaú - Casa Branca - Vargem Grande do Sul - S Roque da Fartura - Águas da Prata

Total rodado no dia: 107,9km
Total acumulado: 220,7 km
Altimetria do dia: 1833m
Altimetria acumulada: 3352m
Tempo pedalado no dia:  7h44min
Tempo pedalado acumulado: 15:42
Velocidade Média do dia: 14,0 km/h
Velocidade Máxima do dia: 60,5 km/h
Track GPS, altimetria e etc disponíveis em: https://www.strava.com/activities/233154174

Chegamos para o café por volta das 7h e encontramos por lá um peregrino que logo reconhecemos de uma de nossas viagens a alguns anos atrás: o Vagner, que fazia novamente o caminho à pé. Conversamos bastante durante o café, onde ele contou dos planos dele para o cumprir a caminhada até Aparecida, o que incluía encontrar com o Eloizo, coincidentemente outro peregrino que conhecemos na viagem no ano anterior.
Partiu então o Vagner e seu cajado e fomos os três acabar de arrumar as tralhas e as bikes para encarar o nosso segundo dia de pedal.

Logo no saída o Tex percebeu que uma das suas sapatilhas estava soltando a sola, literalmente "abrindo o bico". Fizemos então uma parada num mercado e providenciamos uma gambiarra com super bonder e uma tie-rap.
Nesse interim encontramos com o ciclista Paulo, de Paulínia, outro peregrino que conhecemos na nossa última viagem. Conversamos um tanto e partimos finalmente para Casa Branca já por volta das 8h45. O sol e o calor já estavam forte desde cedo. Foi talvez o dia mais quente que já pedalamos em nossas viagens!!

No caminho para Casa Branca encontramos várias pessoas caminhando, entre eles o Vagner, e mais à frente o Eloizo junto com uma outra peregrina. Paramos para uma prosa e desejar-lhes "bom caminho".
À partir de Tambaú é nítida a presença maior de caminhantes e ciclistas. Nos trechos anteriores à Tambaú é raro avistar peregrinos.
Conhecemos nesse trecho um outro peregrino de bike, o "Alemão" e um amigo japonês, ambos de São Paulo.

Em Casa Branca paramos na igreja do Desterro para o carimbo e partimos então para o centro, onde comemos numa boa padaria (Casa dos Pães).
Na saída de Casa Branca descobrimos que o caminho mudou (não se cruza mais a estrada de asfalto). O novo caminho de asfalto tem vários "tops" e não é muito fácil, além de ser um pouco mais longo.
Reencontramos por ali o Alemão e seu parceiro, num trecho com bastante areia que leva até Itobi, onde apenas passamos sem fazer parada. Fomos parar somente em Vargem Grande do Sul para carimbo no hotel (dentro do posto de gasolina) e salgados na pastelaria Cabral (de praxe!!), já no centro.
Por conta do calor infernal, nos animamos a  encarar um açaí, mas acabamos exagerando, pedimos 500ml cada, foi além da conta e saímos empantufados.

Completamos as garrafas de água e partimos para boas subidas e o sol de rachar até a pousada da Dona Cidinha, onde encontramos com um pessoal bem gente boa de S Carlos que estavam com carro de apoio.
Conversamos com a Cidinha e Seu Francisco e o pessoal de São Carlos, aproveitando para refrescar um pouco e também descansar as pernas.

Tomamos coragem e partimos com subidas até alcançar o asfalto, uns 4 ou 5kms. E foi aí que o Tex começou a pregar, parando a cada pouco e sentindo fraqueza. Resolvemos então seguir pelo asfalto "na manha" até São Roque da Fartura, evitando um trecho de terra do caminho original.
Já em São Roque, paramos no bar para comer e hidratar. Pedimos um saleiro, e o Alex comeu um tanto bom de sal, que segundo ele estava com gosto doce.. tava ruim o menino..
O descanso, uns doces, uma sprite e o sal deu uma animada no Alex.
O Geraldo ligou já de Águas da Prata e combinamos de encontrar no hotel.

De São Roque até Águas da Prata decidimos ir por asfalto por conta do horário. Foram então 5km de uma boa subida, onde no meio dela o Cielo fez um desvio para carimbar na pousada e nos reencontrou rapidamente logo em seguida.
Na subida conhecemos um ciclista de speed de S J Boa Vista e viemos trocandovidéia com ele. Veio então a boa descida de asfalto, e por uns 20km deu pra desenvolver boa velocidade.

Chegamos em Água Prata já passando das 19h30, paramos para carimbar e perguntamos então pelo nosso hotel (Hotel Canto das Águas, do Seu Lindolfo), que ficava depois de uma subida considerável.

Encontramos Geraldo sentado no banco na frente do hotel. Ele tinha saído de São Carlos às 5h da manhã e veio por caminhos alternativos até Águas da Prata. Combinamos de sair para jantar, e fomos então descarregar a bagagem e tomar banho e dar uma lavada rápida na roupa. Fomos muito bem recebidos pelo Seu Lindolfo que nos deixou bem à vontade e providenciou um tanque para gente lavar as roupas e lugar para guardar as bicicletas.

Perto da linha de trem jantamos uns bons filés bem caprichados no restaurante Esquinão e ficamos batendo papo e botando a conversa em dia com o Geraldo.

De volta ao hotel acertamos o horário do café no dia seguinte e fomos pro descanso merecido.

Tudo pronto para o 2o. dia (cadê o Rogério??rs)

Peregrino Vagner

Peregrinos Eloizo e Débora

Poste pendurado pela fiação

Sombra e água fresca na Igreja do Desterro

Peregrino Cielo

Peregrino Tex

Pousada da Cidinha

Seu Francisco e seus "causos"