25 de Dezembro de 2014

Tempo pedalado acumulado: 7h58min
Velocidade Média do dia: 14,2km/h
Velocidade Máxima do dia: 53.6km/h
Track GPS, altimetria e etc disponível em:

E começa a 6a. edição do Caminho da Fé!!
Nos encontramos às 10h30 na casa do Leiva conforme combinado, e depois de alguns minutos já partimos. A distância planejada era alta e como decidimos sair mais tarde, não podíamos perder muito tempo.

Foto "oficial" tirada, nos despedimos e partimos embaixo de um céu aberto e muito calor. Como toda viagem desse tipo, os primeiros momentos servem para sentir o comportamento da bagagem, o preparo para pedalar com a bike pesada e etc.

As condições do caminho estavam boas para Descalvado. Aliás, talvez por conta da estiagem desse ano, no geral encontramos as estradas de terra bem tranquilas pra pedalar dessa vez.

A bagagem do Rogério estava afrouxando, e ele precisou parar para dar uma ajeitada. Um pouco mais a frente o Rogério já começava a reclamar da perna.

Chegando em Descalvado, pegamos finalmente as credenciais para os carimbos, porque o hotel Acaccio em São Carlos estava sem credenciais (!!!), não sabemos exatamente o motivo.

O Rogério mandou um advil para aliviar a dor na perna.

Tudo em Descalvado estava fechado, padarias, bares e etc. Mas depois de rodar um pouco, encontramos um posto de conveniência, bem a tempo, pois começava uma garoa que logo virou uma pancada forte. Lá "almoçamos" aqueles lanches naturais prontos entupidos de maionese e pra acompanhar, é claro, nosso inseparável gatorade.

O Rogério aproveitou a parada para travar seu bagageiro com um extensor.

Partimos então já sem chuva mas como uma garoa fina, rumo à Porto Ferreira, a "capital da cerâmica", num o caminho que é bem tranquilo.

Já em Porto Ferreira, pegamos uma água num poço artesiano na entrada da cidade e de lá fomos pegar os carimbos no hotel. Comemos uns pastéis na Pastelaria Chinesa, em frente à praça da matriz e tomamos um suco de laranja aguado e bem açucarado.

Para Santa Rita a altimetria do caminho complica um pouco, começando com umas subidas leves e terminando com um final forte. E foi nessa última subida que a perna do Rogério "abriu o bico" e ele resolveu parar a viagem combinando o resgate do pai dele na cidade.

Depois de uns 5km alcançamos Sta Rita. Até lá fomos tentando convencer o Rogério de dormirmos em Sta Rita e continuarmos todos no dia seguinte, mas ele com bastante dor já sentia que não dava mais. Infelizmente a trupe seguia com uma "baixa".

Comemos uns lanches de ovo e queijo num trailer de praça, e partimos já por volta das 7 da noite para Tambaú, já prevendo que mesmo acelerando íamos chegar de noite (por conta do horário de verão estava escurecendo às 20h30).

Perdemos as setas e acabamos seguindo um trecho de asfalto até retomar o caminho oficial por terra mais a frente. O Marcelo perdeu seu backlight por causa da trepidação.
Viemos num ritmos bom ainda com as últimas luzes do dia, mas quando encontramos o asfalto escureceu de vez. A princípio achamos que seria tranquilo o trecho, mesmo no escuro, mas foi com certeza o pedaço mais tenso desse dia. O Alex que seguia na frente com uma lanterna fraca, o Marcelo sem o backlight ia no meio e o Leiva logo atrás somente com o backlight para sinalizar. Viemos pedalando juntos e bastante tensos pelos carros que cruzavam e os que nos ultrapassavam na estrada sem acostamento decente.

Alcançamos finalmente Tambaú já por volta das 9 da noite e fomos para o Eliane hotel, um lugar simples mas que melhorou bastante da última vez que estivemos por lá.
Depois de um banho rápido ficamos rodando e procurando algo ainda aberto para comer - tudo fechado por ser dia de Natal.
O Marcelo descobriu uma lanchonete, ou melhor um boteco a uns 10 quarteirões do nosso hotel, onde comemos uns lanches ruins, acompanhados de um som alto e muitos "pingaiadas". Era a única opção aberta.

Tudo pronto pra partida

Aparecida da Babilônia

Pastéis em Porto Ferreira

Sol de rachar a mamona..