26 de Dezembro de 2013

2o. dia de pedal

Tambaú - Casa Branca - Vargem Grande do Sul - S Roque da Fartura - Águas da Prata

Total rodado no dia: 98,4km
Total acumulado: 210,6km
Altimetria do dia: 1913m
Altimetria acumulada: 3607m
Tempo pedalado no dia:  8h21min
Tempo pedalado acumulado: 15:52
Velocidade Média do dia: 11.8km/h
Velocidade Máxima do dia: 79.2km/h
Track GPS, altimetria e etc disponíveis em: http://www.strava.com/activities/103013792

Depois do bom café da pousada, iniciamos o pedal em torno das 8h.
Encontramos o Eloizo algumas poucos quilômetros depois, no começo do asfalto. Achamos estranho porque ele havia saído bem mais cedo que a gente. Ele comentou então que havia se perdido, não reparou uma seta escondida no meio do matagal e perdeu um bom tempo com isso. Conversamos um pouco e seguimos nossa empreitada.

Atravessamos um milharal antes de Casa Branca e chegando na igreja N S Desterro em Casa Branca para o carimbo, encontramos 2 grupos de 3 ciclistas cada, um grupo de Ibitinga e outro de Cosmópolis/Paulínia. Conversamos um tanto e fomos informados então pelo pessoal da igreja de uma ponte caída, e que deveríamos seguir por asfalto até próximo de Vargem Grande.

Tomamos um lanche na padaria Divino Sabor, muito boa. A Dna Marlene e o marido são bastante simpáticos e atenciosos. Conversamos um bom tempo com eles e depois partimos. Com a mudança do itinerário, não saímos do asfalto à esquerda próximo ao pedágio, tocamos pelo asfalto até próximo de Vargem Grande do Sul.

Depois do carimbo em V G Sul, comemos uns salgados na boa pastelaria Cabral no centro. Seguimos a maior parte do caminho com subidas até a Cidinha com o pessoal de Cosmópolis e Paulínia. Chegando na pousada, descobrimos que ela não estava, havia feito o Caminho da Fé caminhando e estaria retornando. Ficamos um pouco decepcionados por não termos encontrado ela por lá, mas felizes e surpresos por ela ter encarado o mesmo caminho feito por tanto peregrinos que ela apoiou nos últimos anos.

Chegamos cansados depois do pedal até S Roque da Fartura, o sol estava judiando da gente. Comemos sanduíche natural numa pequena padaria. Saindo do vilarejo, carimbamos na Dna Cida e seguimos mais 10km por estrada de terra até o início da trilha.

Encontramos uma ponte caída. Para passarmos tivemos que cruzar duas vigas que improvisavam a travessia sobre um riacho. Passamos com cuidado, a situação foi um pouco perigosa, um descuido poderia por fim à viagem.
Um pouco mais a frente, passamos sem perceber o início da trilha. Uns 500m depois um rapaz em um corcel nos avisou e voltamos. Já na trilha certa, pulando uma porteira, encontramos a trilha com o mato roçado que ajudou bastante o pedal render nesse trecho.
Depois de mais trilhas, porteiras e pastos, chegamos a um campo recém arado. Tivemos que pedalar sobre a terra fofa por um bom trecho. Chegamos então no cafezal, e depois descemos a trilha até a cidade com bastante pedras. Em alguns momentos descemos das bikes para não abusar da sorte.

Chegamos na lotada Pousada do Peregrino, que é a parada oficial do Caminho da Fé. Fizemos o check-in.
Encontramos vários peregrinos que a gente tinha conhecido no caminho e conversamos bastante com eles. Aproveitamos a máquina de lavar para dar um trato nas roupas bem sujas.
Jantamos no restaurante Skinão, simples mas com boa comida e cerveja bem gelada!!