Projeto Caminho da Fé 2013

Entre os dias 25 e 30 de dezembro, realizamos nossa 5a. viagem pelo Caminho da Fé. 

E como bem diz o ditado, "não se nada duas vezes o mesmo rio", o caminho foi mais uma vez surpreendente, difícil e diferente. 

Assim como nos outros anos, levamos 6 dias à partir de São Carlos. O Rogério que estava confirmado na "missão" pegou uma sinusite brava e teve que abortar. O Alex (Tex) aguardando a vinda do herdeiro para Janeiro, achou melhor não abusar da sorte e não participou da aventura. Sendo assim, a trupe reduzida foi o Leiva e Marcelo. 


Marcelo e Leiva


No total foram 520 km, 11.700 m de ascensão e 45 horas de pedal. 

O Roteiro

Com uma certa experiência no caminho, buscando dormir em cidades que nunca tínhamos parado, planejamos as seguintes paradas:



Roteiro planejado. Obs: a altimetria é do guia do Olinto


Na verdade o realizado foi um pouco diferente. No primeiro e segundo dia paramos nas cidades previstas, mas os dias 3, 4 e 5 fizemos outras paradas, adiantando as cidades, por motivos que estarão nos post dos dias.


As paradas que fizemos foram: 

Dia 1 - Tambaú
Dia 2 - Águas de Prata
Dia 3 - Inconfidentes
Dia 4 - Paraisópolis
Dia 5 - Campos do Jordão
Dia 6 - Aparecida

Fizemos alguns desvios da rota oficial do caminho. Dois deles por "motivo de força maior", mas um deles por vontade nossa mesmo. Este foi descer de Campos do Jordão para Aparecida, ou seja, o "Gran Finale" pela pouco conhecida Estrada das Pedrinhas. Valeu demais a pena!!

O Clima

Pegamos, como é de se esperar para um dezembro qualquer, muito calor e algumas pancadas de chuva. Apenas no último dia pegamos um certo frio, além de muita chuva durante o dia.


As Pessoas


Percebemos que o número de peregrinos no Caminho da Fé tem aumentado a cada ano. E nesta viagem tivemos a oportunidade de conhecer vários deles, tanto à pé como de bicicleta. No geral, pessoas que estão no caminho para agradecer e não para pedir.

Algumas nos marcaram. Ainda na nossa primeira noite, em Tambaú, tivemos o prazer de conhecer o peregrino Eloizo, que ali iniciava sua 7a. jornada pelo Caminho da Fé. Jantamos juntos e conhecemos então sua bela história de vida. Uma história de luta, determinação, mas também de muita, muita fé. 


Peregrinos que também marcaram a viagem, foram dois figuras, coincidentemente de São Carlos também, o Agenor e o Geraldo, que fizemos amizade e pudemos compartilhar o caminho nos últimos dias da viagem. Mais do que boas risadas, aprendemos com seus exemplos de vida. Agradecemos aqui à eles pela companhia e pelos ensinamentos.


E Muito Obrigado às nossas famílias pelo apoio e carinho. Mesmo longe estiveram sempre com a gente em pensamento, nas orações e nos nossos corações. 







2 comentários:

  1. Gostaria de participar de um proximo pedal pelo caminho da fé,agradeço.
    Carlos Violato
    c.violato10@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de participar de um proximo pedal pelo caminho da fé,agradeço.
    Carlos Violato
    c.violato10@gmail.com

    ResponderExcluir