30 de Dezembro de 2013

6o. e último dia pedal

Campos do Jordão - Gomeral - Pedrinhas - Potim - Aparecida

Total rodado no dia: 63,4km
Total acumulado: 519,7km
Altimetria do dia: 1122m
Altimetria acumulada: 11761m
Tempo pedalado no dia: 5h08min
Tempo pedalado acumulado: 44h59min
Velocidade Média do dia: 12.3km/h
Velocidade Máxima do dia: 43.6km/h
Track GPS, altimetria e etc disponível em: http://www.strava.com/activities/103013669

Acordamos em Campos do Jordão por volta das 6h30, com um tempo meio esquisito. Depois do café, começamos a arrumar as tralhas, mas acabamos saindo umas 9h00 por conta da chuva.

Antes da saída, o Marcelo comprou uma capa de chuva numa loja de material de construção ao lado da pousada.
Saímos então no pedal por asfalto até o horto, com poucas subidas e seguimos por cerca de 15km embaixo de chuva fraca mas passando por muitas poças, até a chegada no horto, onde começa a estrada das Pedrinhas.
Depois de umas fotos, entramos na estrada (terra) e logo começou longa subida e também voltou a chover mais forte.
Conhecemos um ciclista gente boa de São Paulo, que pedalava sozinho. Viemos conversando com ele, ele nos nos acompanhou durante toda a subida e depois retornou para o horto.
Subimos até 2000m de altitude. Lá estava muito frio, vento e muita neblina, e sendo assim não conseguimos aproveitar nada da paisagem. Daí pra frente nesta estrada aumenta bastante o cascalho/pedras nas subidas e descidas, é importante descer com cuidado.

A idéia inicial era almoçarmos na pousada que algumas placas indicavam, mas chegando lá descobrimos que ela estava fechada. Sem muita opção, seguimos em frente e começou então uma descida longa e bem íngreme. No meio da descida a chuva parou e o tempo começou a abrir.

Fizemos uma parada em uma barraca de madeira, bem simples, e tomamos um guaraná. Esse lugar é uma espécie de boteco/lanchonete, e é do Chico Bento, que é um guia local de Gomeral. Ele é um sujeito muito bacana e cheio de prosa. Nos contou bastante sobre as atrações da região, como trilhas, cachoeiras e etc.

Logo depois, numa subida a corrente do Marcelo travou por causa do barro ele quase caiu e quase leva o Leiva junto. Mais alguns kms e o pneu traseiro do Cielo rasgou e a câmara estourou. Havia um calombo no pneu . O Geraldo improvisou com um pedaço de plástico para proteger a câmara e colocou entre o aro e o pneu. Felizmente a "gambiarra" aguentou até o final da viagem, mas o Marcelo teve pedalar o restante da viagem mais devagar e usando somente o freio dianteiro.

Após um trecho praticamente plano, no vale de um rio, chegamos a pousada do Agenor, onde almoçamos comida caseira (trutas), a comida estava boa mas demorou muito pra sair e a gente estava com bastante fome. Descansamos alguns minutos depois do rango e retornamos no pedal por volta das 15h30.

Seguimos pelo asfalto até o vilarejo de Pedrinhas e logo depois pegamos terra acompanhando a sinalização para Aparecida. Esse trecho é totalmente plano. Após mais um trecho de asfalto chegamos à Potim, onde não paramos. Cruzamos o rio Paraíba e chegamos aos primeiros bairros de Aparecida. Paramos em um Lava Rápido e pedimos um jato d'água nas 4 bikes, que estavam com muito barro.

Seguimos então à Basílica, nosso destino depois de tantos kms!!! Nos abraçamos e nos cumprimentamos e fizemos a obrigatória "foto oficial da chegada". Nos despedimos, pois o Agenor e Geraldo iriam tomar banho no banheiro dos motoristas de ônibus e pegar ônibus para SP e pra São Carlos na sequência.

Passamos para pegar os certificados e rezar junto à imagem. Depois conversamos com vários visitantes e outros peregrinos na porta da basílica. Algum tempo depois seguimos tranquilos para o hotel (Hotel Cathedral).


Agenor preparado para a chuva

E Marcelo se preparando..

Placa do Caminho de Aparecida 

Começo da Estrada das Pedrinhas



Boteco do Chico Bento

Reparem no uísque "Nato Nobre"

Cahoeira ao fundo


  
Boa gambiarra



Cielo e os dois "Agenores" na Pousada do Agenor


Geraldo limpando o pisante



Trato nas magrelas pra tirar o barro



"Foto oficial" da chegada





Nenhum comentário:

Postar um comentário